Todo mundo sabe que São Paulo é uma referência em gastronomia, pela diversidade, qualidade e quantidade de restaurantes que se espalham pelos quatro cantos da cidade. Mesmo assim, e talvez por isto, não raro temos que enfrentar fila de espera para comer nos restaurante mais concorridos.
Sempre que vamos a São Paulo procuramos conferir dicas gastronômicas de algum amigo que mora ou que passou pela cidade e indicou um restaurante tradicional ou uma descoberta recente.
Numa de nossas últimas idas descobrimos, por acaso, o Restaurante La Nonna Di Lucca (www.lanonnadilucca.

O restaurante é muito agradável, com ambiente bem decorado, simpático e acolhedor, bom atendimento, música boa e a comida também. Mas o que nos despertou a atenção foi o prato principal da casa, Spaguetti al Formaggio, servido em duas versões: o Spaguetti al Formaggio La Nonna, servido com ragu de calabresa, e Spaguetti al Formaggio Di Lucca, servido com molho branco e bacon.

Isto porque o prato é preparado ao vivo, na presença do cliente.
O garçon nos advertiu que o atendimento desse prato seria mais demorado porque é feito ali mesmo, no meio do restaurante.
De fato, não é um prato qualquer. O seu preparo é um show à parte, porque é feito dentro da peça inteira de um delicioso queijo parmesão, flambado com conhaque e quando o chefe vai preparar o prato o cliente que o pediu é chamado a assistir ao preparo.
Confira no vídeo:
É uma inegável tentação! Enquanto o jovem Chefe prepara o delicioso spaguetti, difícil é não salivar ao ver o queijo sendo derretido pelo conhaque em chamas, nas suas mãos habilidosas e ousadas, que desafiam o fogo e o paladar dos poucos que ainda resistem. Ao queijo derretido e, sob os olhos ávidos e curiosos, o Chefe junta o molho branco ou o ragu de calabresa e mistura tudo, para a deliciosa agonia de quem a tudo assiste. Depois, acrescenta o spaguetti e serve no prato que já o espera ao lado, tão ansioso quanto o seu destinatário. Em seguida, polvilha parmesão ralado e uma farofa crocante à base de pão de alho, ervas e amêndoas. Pronto!

Ao final, o cliente é convidado a retornar a sua mesa e se fartar à vontade, com o vinho da sua escolha, se preferir.

Soubemos que a mais antiga referencia desse prato é do restaurante La Vecchia Taverna, em Roma.

Mas não é preciso ir á Itália para conferir.
O restaurante também tem outras deliciosas opções e o preço é moderado e vale cada pedaço!


Ah! E não pensem que isto é matéria paga. Pagamos nossa conta satisfeitos, diferentemente de outros locais mais conceituados…