No mundo jurídico o acessório segue o principal. Numa viagem também. E a sua utilidade e importância depende do destino. Vários são os acessórios, mas nem todos são necessários em todas as viagens. Vamos a eles:

Tags ou etiquetas para as malas

São muito importantes, tanto para identificar as malas quanto para evitar o seu desvio, porque as malas são muito mais parecidas do que se pode imaginar, então tudo o que possa identificar e evitar o extravio ou engano é bem vindo.
Ao escolher uma tag,  prefira as que resistem aos impactos e solavancos a que são submetidas as malas durante uma viagem.
A qualidade é fundamental porque se for frágil vai arrebentar e se for fácil de desprender, não resistirá e prejudicará a identificação no momento oportuno.
Estas são as minhas preferidas, porque são  bonitas, resistentes, discretas e  identificam sem expor:

image

 

image

 

Tags de mala
Tags de malas

Porta vouchers ou cédulas

Muito útil para organizar vouchers, documentos, notas e até cédulas, evitando o extravio e facilitando a localização sem estresse.
Para quem gosta de fazer a contabilidade da viagem, é ótimo também para organizar notas e cupons fiscais.

 

Porta documentos, notas, vouchers ou cédulas.

 

Porta documentos, notas, vouchers ou cédulas.

 

Cadeado para malas

Essencial. Sem eles o conteúdo da mala fica completamente exposto e passível de furtos que são muito comuns, especialmente nos destinos de compras, tais como viagens de volta dos Estados Unidos e Panamá.
É útil inclusive para trancar a mala com objetos de valor e documentos em hotéis que não disponibilizam cofres. Por cautela, coloque também na bagagem de mão.
O tipo ideal é o cadeado com segredo de quatro números e de acordo com as normas TSA americanas, pois permite ser aberto e fechado pelas autoridades, sem danos, caso seja necessário vistoriar a mala.

 

image

 

Balança para pesar a mala

Super útil nas viagens com destino de compras, nas quais as malas sempre retornam muito cheias e o controle do peso é necessário para evitar pagamento de excesso de bagagem.
Também são muito úteis nos voos internos pela Europa, principalmente nos Low cost, que são baratos, mas rigorosos com os limites das bagagens.
Mas são perfeitamente dispensáveis para as pessoas que conseguem viajar com pouca coisa ou dentro do limite.

 

Balança digital para pesar mala
Balança digital para pesar mala

Adaptador para tomadas

Essencial. Principalmente nos tempos modernos quando sempre levamos em viagens celulares, tablets, câmeras, etc., porque as tomadas podem ser diferentes do seu país de origem e isto inviabiliza carregar os eletrônicos.
Tem de diversos tipos. Eu comprei, em Buenos Aires, este modelo completo que atende a vários países, mas já o vi à venda no Brasil.

 

Adaptador universal
Adaptador universal
Adaptador universal
Adaptador universal
Adaptador universal
Adaptador universal
Adaptador universal. Vários em um

Tesoura e cortador de unhas

São úteis para uma eventualidade. Nos destinos de compras a tesoura é fundamental para cortar embalagens e etiquetas, principalmente as de segurança. Mas nunca esqueça de colocar na mala, pois esses objetos não são permitidos na bagagem de mão.

Tesoura, com proteção de bico
Cortador de unhas
Cortador de unhas

Porta niqueis

No Brasil pouco usamos fazer pagamentos com moedas, mas no exterior é muito comum e sempre estamos comprando algo com elas ou recebendo como troco. Portanto é sempre bom ter um porta niqueis para guardá-las e evitar perdas.  Até porque não convém perder moedas de dólar e muito menos euro…

Porta niqueis

Carteira com prendedor

Eu procuro usar em viagens uma carteira pequena, de preferência leve e é essencial que tenha um prendedor ou que eu possa adaptar um para predê-la à bolsa, assim fico mais tranquila e não corro o risco de perder ou de ser furtada.

Carteira leve, pequena, com corrente para prender na bolsa

Chaveiro com prendedor

Normalmente levo comigo um chaveiro com prendedor para prender a carteira e evitar perdas de chaves, porta niqueis, máquina fotográfica, caixa do óculos, ou qualquer outra coisa de valor.

Chaveiro com prendedor

Bloco de anotações e caneta

Com o uso dos smartfones quase nunca precisamos de bloco de notas e canetas, mas eles ainda são úteis em algumas ocasiões e normalmente quando precisamos não os temos à mão. Eu sempre anoto tudo no celular e tablet, mas há quem prefira anotar em blocos de anotações os gastos e ou registros da viagem.
Por cautela, é bom levar um bloquinho e uma caneta, principalmente nas viagens para o exterior, pois temos que preencher o formulário de entrada no pais e para isto a caneta é essencial.

Bloco de notas e caneta

Cinta de proteção para envolver a mala

É útil quando a mala está muito cheia para reforçar a segurança e evitar que arrebente. Nas viagens de volta dos destinos de compras ela é importante porque em geral a mala volta bastante pesada. Também ajuda na identificação da mala.

Cinta par reforçar a mala

Porta cédulas de cintura

Essencial quando se está levando valores em espécie. É sempre bom dividir o montante deixando uma pequena parte na bolsa ou bolso, para o uso imediato, e o restante guardado no cofre, no hotel, ou no porta cédula de cintura, para maior segurança contra perda e roubo. Não é elegante, mas é mais seguro.

Porta cédulas de cintura

Saco ziploc

Fundamental para transportar cremes e frascos com líquidos. Na bolsa de mão é obrigatório que esses objetos estejam em sacos desse tipo, na mala é recomendável para evitar que vazem e sujem ou estraguem as roupas.

Sacos ziploc para acomodar cremes e líquidos

Necessaire

São muito úteis para acomodar cremes, escovas, perfumes, maquilagens, bijuterias, jóias, calcinhas, soutiens, cuecas, objetos pequenos, creme dental, escova de dentes, adaptadores, etc.
Existem de todos os tipos e tamanhos, mas isso depende da utilidade.

Para cremes e objetos com líquidos, é bom que sejam impermeáveis; para calcinhas, meias, lenços, cuecas e soutiens, é melhor que sejam teladas e/ou maleáveis para melhor acomodar na mala; para jóias ou bijuterias podem ser pequenas e compartimentadas. Enfim, é bom ter sempre algumas por perto.

 

Necessaire maleável, boa para acomodar na bagagem

Necessaire telada, ideal para meias, lenços, maquilagens, etc.

Necessaire-saco telada. Ideal para meias, calcinhas, cuecas, lenços, etc.
Necessaire para jóias e bijouterias
Necessaire compartimentada comporta anéis, para jóias e bijouterias.
Necessaire compartimentada, separa, protege, facilita o acesso.

Necessaire compartimentada

Necessaire pequena e acolchoada, para proteger pequenas coisas
Necessaire transparente, boa para identificar fácil o que acomoda
Necessaire pequena, para bolsa de mão. Acomoda batons , lenços, pequenos trecos.

Capa ou porta passaporte

São bonitas, elegantes e protegem o passaporte, mas é preciso tirar para apresentar na alfândega.

Porta-passaporte

Bem. Estes são alguns acessórios que podem tornar a mala mais bem organizada e a viagem mais tranquila. Existem outros e dependem da necessidade e do nível de exigência,  mas se você preferir, jogue tudo na mala e boa viagem!

 

Tags:

Deixe uma resposta