Carnaval, prefiro brincar ou viajar?

Sou de Recife, capital do frevo, e nasci em 14 de fevereiro, de forma que meu aniversário de vez em quando cai na semana do carnaval. Então, é lógico que adoro brincar carnaval, certo? Errado!
Gosto de frevo, gosto de carnaval, e até gosto de brincar, mas não adoro a ponto de me jogar e superar todas as dificuldades que um verdadeiro folião é capaz para curtir a festa.
Adoro o carnaval como cultura. Gosto das músicas, das fantasias, dos rítmos, do colorido e da alegria, típicos dessa festa que transforma o país e as pessoas.

IMG_1563

Mas o carnaval me assusta. Para mim, sinceramente, encarar o sobe e desce das ladeiras de Olinda ou o empurra-empurra das ruas e até dos clubes é um sofrimento. Prefiro ver na tv. Porquê?
Primeiro porque a cidade se transforma para pior muito antes do carnaval. O trânsito é modificado para se adaptar aos eventos pre carnavalescos e fica mais infernal ainda do que no dia a dia e as pessoas ficam mais estressadas.
Durante o carnaval as ruas ficam mais sujas, o trânsito insuportável e as pessoas desequilibradas a ponto de muitas perderem o senso de responsabilidade com seus empregos, famílias, relacionamentos e até com a própria vida.
No carnaval, a violência aumenta e as pessoas pacatas, como eu, ficam com medo de se expor aos riscos próprios de aglomerados e grandes multidões, num ambiente propício a agressões e tumultos.

Assim,  para alguém como eu, o ideal é curtir o Galo da Madrugada, ou bailes  pre carnavalescos de camarote; curtir o Recife Antigo preferencialmente nas prévias, na abertura, ou nos locais menos aglomerados; em Olinda, ficar em casa de amigos ou num ponto de apoio, porque circular pelas ruas é sempre  um risco. Mesmo assim tem que se preparar para andar muito, pois os meios de transportes ficam sempre distantes dos pontos de concentração do carnaval.
Por isto, eu só brinco quando o carnaval é alegre, bonito, seguro e com um mínimo de conforto. E isto só é possível nas cidades menores ou em alguns lugares específicos, nos quais eu tenha a certeza de que vou apenas me divertir.
Este ano fui à abertura do carnaval no Recife Antigo, curti a primeira noite de carnaval  com alegria, segurança e conforto de onde pude contemplar o belíssimo espetáculo do Marco Zero.

IMG_2389

IMG_2404

IMG_2425

 

IMG_2387

No dia seguinte fugi para Porto de Galinhas, para aproveitar o sol, o mar, a tranquilidade e todas as maravilhas que aquele paraíso pode nos proporcionar e ainda pude ver um carnaval de rua mais tranquilo.

IMG_2540IMG_2546IMG_2530
Lá eu tive momentos de descanso e alegria, num ambiente privado, com amigos e familiares, longe do tumulto.

IMG_2463

IMG_2474

IMG_2456

IMG_2522

Em Pernambuco, as opções para brincar carnaval são muitas e para todos os gostos, seja em Recife, Olinda ou no interior, mas para quem não quer brincar existem outras alternativas  de lazer e descanso, e sempre se pode fugir para as praias ou campo.

Aqui não precisamos ir muito longe para aproveitar bem o feriado do carnaval, mas, como temos estas maravilhas todo tempo e carnaval tem todo ano, às vezes prefiro viajar, claro!

Deixe uma resposta