Cruzeiro: Com que roupa eu vou?

Eu já fiz vários Cruzeiros e em climas diferentes, portanto não me preocupo mais com isto.

Na verdade, como sou vaidosa e às vezes indecisa, o meu problema é escolher.

Mas para quem não tem experiência, sempre surge a dúvida e insegurança sobre o que levar, porque as pessoas sempre imaginam que num Cruzeiro tudo é muito chique, e é mesmo, mas tudo também é muito descontraído.

956b9e58-1203-4de5-b9cc-e6f630e538b0

Portanto, a menos que você esteja num Cruzeiro exclusivo para ricos, relaxe e vista sua melhor roupa, que é aquela com a qual você se sente melhor, despoje-se das preocupações e ponha seu melhor sorriso, que tudo cai bem.

Mesmo assim, vou tentar ajudar, generalizando, já que roupa é uma coisa muito pessoal.

Cada um têm o seu estilo próprio, de acordo com a sua personalidade, e é bom que se mantenha fiel a ele para que se sinta bem, onde quer que esteja. Contudo, seguir algumas regras básicas de comportamento sempre ajuda.

Pois bem. A primeira coisa a observar é o clima dos lugares  por onde vai o navio e quais as atrações a bordo. Depois disto é buscar se vestir, e se comportar, adequadamente, como em qualquer viagem.

Todo Cruzeiro tem paradas em cidades ou ilhas no seu roteiro. Normalmente o tempo de estada em cada parada é de algumas horas, um dia ou dois, no máximo, mas é importante estar vestido adequadamente para aproveitar bem o tempo e o lugar.

 Destino de verão

Se o cruzeiro é de verão, não esqueça do maiô,  biquine, óculos de sol, chapéu/boné, sandálias rasteiras, protetor solar, etc., e abuse de roupas leves como shorts, vestidinhos, blusinhas e camisetas regatas, saídas de banho, calças jeans, tops, enfim, roupas próprias de um destino de verão.

96f30072-268a-40a1-9f29-cf835c0171cb

14919262-a2d7-438a-af7a-4782651f4767

12e9bbf6-5066-4d1a-80e4-15ea3092ccb7

 Destino de inverno

Se o Cruzeiro for para um destino frio, leve roupas quentes, adequadas para a temperatura do local e, a depender da intensidade do frio, tudo o que puder lhe aquecer, como luvas, echarpes, gorros, etc., pois no mar, nas áreas internas e, principalmente, externas do navio, o frio se intensifica.

ca5f97e1-d120-447a-b2a4-96f1f81fa2f9
Às vezes otempo é bom, mas o frio é intenso.

 Noite do Capitão

Em qualquer caso, leve uma roupa de festa para usar à noite e uma mais chique, se possível longo, com ou sem brilho, para as mulheres, e para os homens um terno completo, ou blazer, com gravata e camisa social, para a noite do Capitão.

Isto porque em todo Cruzeiro tem uma noite especial, na qual o Capitão comparece à festa ou aparece momentos antes do jantar para se apresentar, fazer um brinde com Champagne, e apresentar a cúpula da tripulação. Nessa noite, os passageiros que quiserem podem tirar foto com o Capitão. Depois ele e o alto staff se recolhem e a festa continua nos diversos ambientes do navio. Portanto, é bom estar bem vestido, à altura da festa, para não destoar.

Eu não recomendo, mas  sempre existem aqueles descolados e desligados que vão na festa de qualquer jeito e nem por isto deixam de se divertir.

Penso que o importante é estar bem vestido, de acordo com as suas condições, mesmo que seja de forma simples e discreta, porque o brilho só não pode faltar nos seus olhos.

4bad5aef-c5cb-47b1-9004-d98a50698d15
Noite do Capitão, ele brilha e nós também
84227b1c-d4dd-4ed7-8c56-94a7b7b0e534
Foto com o Capitão
2e23fb80-8406-429a-819b-703060db1c32
Jantar depois da cerimônia com o Capitão

 Roupas comuns em qualquer clima

Leve também roupa de banho e/ou de ginástica, porque a maioria dos navios tem  piscinas internas e aquecidas e quase todos tem academias, quadras para prática de esportes, pista de cooper.

Qualquer que seja o clima, leve também uma jaqueta ou casaquinho mais leve, porque todas as áreas internas do navio são climatizadas e normalmente faz um pouco de frio.

Quantidade de roupa

A quantidade vai depender da sua vaidade, mas lembre-se  de que a cabine pode ser pequena e uma mala grande demais, ou muitas malas, certamente prejudicará o seu conforto e mobilidade. Por outro lado, as Companhias Aéreas impõem limites para as malas e não convém exagerar. Saiba que normalmente você vestirá uma roupa pela manhã e passará o dia todo com ela, trocando-a à noite, claro!

Toque pessoal

Num Cruzeiro, há uma enorme diversidade de culturas e de costumes. Mesmo assim, é divertido ver como a maioria das pessoas se despoja das etiquetas e se sente em casa.

O jeito de ser  de cada um se destaca, e deve ser respeitado.

A alegria é o que tem de mais comum a todos e não pode faltar na viagem.

Um comentário

  • Adorei as dicas! Ja fiz alguns cruzeiros e intuitivamente, consegui levar o necessário. Só na primeira viagem é q me excedi um pouco com a quantidade!!!☺️☺️☺️ Mas, adoro curtir viagens em cruzeiros e as suas dicas também!!!bjão

Deixe uma resposta