Eu já fiz vários Cruzeiros e em climas diferentes, portanto não me preocupo mais com isto.
Na verdade, como sou vaidosa e às vezes indecisa, o meu problema é escolher.
Mas para quem não tem experiência, sempre surge a dúvida e insegurança sobre o que levar, porque as pessoas sempre imaginam que num Cruzeiro tudo é muito chique, e é mesmo, mas tudo também é muito descontraído.

Portanto, a menos que você esteja num Cruzeiro exclusivo para ricos, relaxe e vista sua melhor roupa, que é aquela com a qual você se sente melhor, despoje-se das preocupações e ponha seu melhor sorriso, que tudo cai bem.
Mesmo assim, vou tentar ajudar, generalizando, já que roupa é uma coisa muito pessoal.
Cada um têm o seu estilo próprio, de acordo com a sua personalidade, e é bom que se mantenha fiel a ele para que se sinta bem, onde quer que esteja. Contudo, seguir algumas regras básicas de comportamento sempre ajuda.
Pois bem. A primeira coisa a observar é o clima dos lugares por onde vai o navio e quais as atrações a bordo. Depois disto é buscar se vestir, e se comportar, adequadamente, como em qualquer viagem.
Todo Cruzeiro tem paradas em cidades ou ilhas no seu roteiro. Normalmente o tempo de estada em cada parada é de algumas horas, um dia ou dois, no máximo, mas é importante estar vestido adequadamente para aproveitar bem o tempo e o lugar.
Destino de verão
Se o cruzeiro é de verão, não esqueça do maiô, biquine, óculos de sol, chapéu/boné, sandálias rasteiras, protetor solar, etc., e abuse de roupas leves como shorts, vestidinhos, blusinhas e camisetas regatas, saídas de banho, calças jeans, tops, enfim, roupas próprias de um destino de verão.



Destino de inverno
Se o Cruzeiro for para um destino frio, leve roupas quentes, adequadas para a temperatura do local e, a depender da intensidade do frio, tudo o que puder lhe aquecer, como luvas, echarpes, gorros, etc., pois no mar, nas áreas internas e, principalmente, externas do navio, o frio se intensifica.

Noite do Capitão
Em qualquer caso, leve uma roupa de festa para usar à noite e uma mais chique, se possível longo, com ou sem brilho, para as mulheres, e para os homens um terno completo, ou blazer, com gravata e camisa social, para a noite do Capitão.
Isto porque em todo Cruzeiro tem uma noite especial, na qual o Capitão comparece à festa ou aparece momentos antes do jantar para se apresentar, fazer um brinde com Champagne, e apresentar a cúpula da tripulação. Nessa noite, os passageiros que quiserem podem tirar foto com o Capitão. Depois ele e o alto staff se recolhem e a festa continua nos diversos ambientes do navio. Portanto, é bom estar bem vestido, à altura da festa, para não destoar.
Eu não recomendo, mas sempre existem aqueles descolados e desligados que vão na festa de qualquer jeito e nem por isto deixam de se divertir.
Penso que o importante é estar bem vestido, de acordo com as suas condições, mesmo que seja de forma simples e discreta, porque o brilho só não pode faltar nos seus olhos.



Roupas comuns em qualquer clima
Leve também roupa de banho e/ou de ginástica, porque a maioria dos navios tem piscinas internas e aquecidas e quase todos tem academias, quadras para prática de esportes, pista de cooper.
Qualquer que seja o clima, leve também uma jaqueta ou casaquinho mais leve, porque todas as áreas internas do navio são climatizadas e normalmente faz um pouco de frio.
Quantidade de roupa
A quantidade vai depender da sua vaidade, mas lembre-se de que a cabine pode ser pequena e uma mala grande demais, ou muitas malas, certamente prejudicará o seu conforto e mobilidade. Por outro lado, as Companhias Aéreas impõem limites para as malas e não convém exagerar. Saiba que normalmente você vestirá uma roupa pela manhã e passará o dia todo com ela, trocando-a à noite, claro!
Toque pessoal
Num Cruzeiro, há uma enorme diversidade de culturas e de costumes. Mesmo assim, é divertido ver como a maioria das pessoas se despoja das etiquetas e se sente em casa.
O jeito de ser de cada um se destaca, e deve ser respeitado.
A alegria é o que tem de mais comum a todos e não pode faltar na viagem.
One thought
Adorei as dicas! Ja fiz alguns cruzeiros e intuitivamente, consegui levar o necessário. Só na primeira viagem é q me excedi um pouco com a quantidade!!!☺️☺️☺️ Mas, adoro curtir viagens em cruzeiros e as suas dicas também!!!bjão