Cartagena das Índias é uma linda cidade histórica da Colômbia, inserida no circuito turístico colombiano principalmente por causa do seu Centro Histórico, declarado Patrimônio da Humanidade.O Centro Histórico, ou Ciudad Vieja, como também é conhecido, se destaca pelas muralhas que o cercam e pela beleza singular e conservação de suas casas e templos coloniais, ruas estreitas, Fortes e Castelos.



As casas são graciosas e coloridas e quando brancas, são enfeitadas por plantas ou destacam-se pelos delicados detalhes da arquitetura colonial. Algumas tem em sua fachadas o registro de premiação em concursos de fachadas.





As ruas são estreitas, mas sempre limpas e organizadas Essa limpeza não é afetada nem pela presença dos vendedores ambulantes de bijouterias e souvenir, nem pelas fezes dos cavalos que puxam as charretes, pois são cuidadosamente recolhidas pelos seus condutores.


Acima, Plaza de Santa Tereza, onde está situado o luxuoso Hotel Charleston Santa Tereza e tem um agradável restaurante ao ar livre. Nessa Calle Santo Domingo, também tem alguns restaurantes muito bons, como o Cuzco.


As ruas, casas, Castelos e Fortes de Cartagena falam de sua história de lutas de Piratas e Corsários pelos tesouros do império Espanhol. Essas histórias podem ser conhecidas com detalhes na visita ao Museu Naval.

O QUE FAZER
Palácio da Inquisição, Museu do Ouro, Igreja de San Pedro Claver, a Torre del Reloj, Centro de Convenções, Museu Naval, Escola de Bellas Artes, Plaza San Diego, Plaza Santo Domingo, os bairros residenciais junto à baía de Cartagena, o mosteiro e a Capela da Virgem da Candelária, a fortaleza do Castelo de San Felipe de Barajas, o Centro de Artesanato Las Bovedas, as joalherias onde se pode ver e comprar as famosas esmeraldas colombianas, as sorveterias onde se pode saborear os diversos sabores do “sorvete no palito”, passear de charretes pelas ruelas, preferencialmente à tarde ou à noite, que é mais fresco e mais romântico, apreciar a variedade de bijouterias e artesanatos coloridos expostos nas lojas e ruas locais.

A Plaza del Reloj, acima, é ampla e bonita, e tem um portal de saída para do Centro Histórico, com acesso ao Centro de Convenções, abaixo, bem como ao Porto de onde saem as lanchas para os passeios às ilhas.


Acima, a escultura de Botero, na Plaza Santo Domingo, artista colombiano que retrata as mulheres, os homens, acontecimentos históricos e personagens, animais e o mundo em geral, em formas exageradas e desproporcionais, com ironia, humor e criatividade.
A Plaza Santo Domingo tem vários restaurantes e a Igreja de Santo Domingo. É um dos pontos de concentração de turistas e jovens para curtir a cerveja colombiana e comer o prato típico.

A Plaza San Pedro Claver, acima e abaixo, onde fica a belíssima Igreja do mesmo nome, com suas esculturas e amplo espaço tem alguns dos melhores restaurantes. É também local de apresentações públicas.










A Escola Superior de Belas Artes, fica situada na Plaza San Diego, point de jovens, estudantes e boêmios que apreciam a noite e uma boa conversa.

Se não quiser andar, sugiro pedalar, ir de charrete, ou fazer um city tour pelo Centro Histórico no bus turístico, ao custo de 45 mil pesos para adultos e 35 mil para crianças, ou de charrete, pelo custo de 25 a 35 mil pesos (esse valor é negociável, dependendo do percurso). Só não deixe de explorara os cantinhos lindos da cidade, .
Os restaurantes fecham cedo, mas os amantes da boemia podem curtir a noite nos alegres bares das muralhas e das Plazas, San Domingo e San Diego, bem como da Plaza Del Reloj ou badalado Hard Rock Café, na Plaza Aduana.
Cartagena é a cidade onde viveu por um tempo o escritor Gabriel García Márquez, que descreveu suas belezas no romance “O amor nos tempos de cólera”, adaptado para o cinema com locações em Cartagena. Ainda hoje existe a casa onde ele morou, mas não é aberta ao público.
O recomendável é dedicar uns 15 dias entre Bogotá, Cartagena e San Andrés, passando o tempo entre os prazeres de uma grande cidade, Bogotá, o charme colorido e alegre de Cartagena e as belezas do mar verdadeiramente caribenho de San Andrés, El mar de siete colores.
Outra alternativa, muito apreciada pelos turistas de Caratagena é o tour pelas Ilhas Rosário, para conhecer a Playa Blanca e o Aquário. Nesse caso, os barcos saem da Marina, próximo ao Centro de Convenções, e o custo é de aproximadamente 45 mil pesos por pessoa, mais a taxa de porto de 12 mil. Esse valor inclue almoço na Playa Blanca. A comida é típica e simples, o prato composto de arroz de côco, peixe frito, salada e limonada, servido numa tenda na praia, em prato e talheres descartáveis. A entrada no Aquário é paga á parte, mas o valor é pequeno e vale apenas pelo show dos Golfinhos, mas não espere muito.
Sugiro cuidado na negociação dos preços, pois há uma “esperteza” generalizada nos vendedeores dos ticketes e uma confusão geral na Marina.
Particularmente não considero um passeio imperdível, pois embora o mar seja de águas claras, a praia não é tão bonita quanto divulgam e não tem estrutura turistica. Para quem conheceu San Andrés, que tem praias belíssimas, o passeio pode frustrar.




Abaixo, Praia Blanca na Ilha Baru.





Como está no continente sul americano, é possível ir de avião, navio ou por transporte terrestre. Muitas companhias aéreas fazem vôos diários para a cidade, com ou sem escala no Panamá ou em Bogotá.
Fomos pela Copa Airlines, num voo saindo de Recife-São Paulo-Panamá-Bogotá-Cartagena (por opção nossa), mas há voo de Recife para Cartagena com conexão no Panamá e Bogotá.
Cuidado com o tempo entre as conexões, principalmente em Bogotá, pois a distância entre o portão de saída do voo e o de embarque do voo de conexão é grande.
O Aeroporto de Cartagena é a poucos quilômetros do Centro Moderno e do Centro Histórico. O táxi até o Centro Moderno ou histórico custa menos de vinte dólares.

ONDE FICAR
Cartagena tem duas partes distintas: uma moderna, onde ficam os grandes prédios, escritórios, comércio, shopping e principalmente os grandes hotéis, na Região de Bocagrande, Laguito e Castillogrande.
Como as praias não são tão bonitas quanto as outras do Caribe, o Centro Histórico é o principal atrativo da cidade, certamente pelo fato de ser cercado pelas muralhas e pela beleza de suas casas e casarões, que são um convite ao passeio pelas ruas estreitas, coloridas e alegres.


Abaixo Região do Laguitto e Bocagrande.



As praias não são o ponto forte de Cartagena e nem na parte mais nova da cidade elas se destacam. Embora o mar seja de águas claras a areia é escura e a vista não é agradável, diferentemente do Arquipélago de San Andrés, onde as praias são encantadoras.

Quem gosta de ficar no foco, pode optar pelo Centro Histórico e se hospedar nos hotéis pousadas, ou hostels. O custo da hospedagem no Centro Histórico é maior do que na parte moderna da cidade, possivelmente pelo atrativo histórico e turístico.
Uma opção econômica são as hospedagens pousadas familiares. Não conhecemos, mas encontramos duas brasileiras (mãe e filha) que nos deram boas referências, afirmando ser simples e mas acolhedora.



A deliciosa comida peruana é uma constante nos melhores restaurantes, a exemplo do Cuzco, situado na Calle Santo Domingo Carrera 3, 33-48, Centro Histórico.
Para beber, a piña colada, côco lôco, limonada normal e de côco e as cervejas Colombianas, para os que apreciam. O sorvete normal e no palito (picolé) são saborosos e muito consumidos nas ruas e praias, certamente por causa do intenso calor.
Outra opção deliciosa para comer é o Restaurante Crepes e Waffles (crepesywaffles.com), situado na Calle San Pedro, 02 ), que tem ambiente bonito, agradável, comida deliciosa, variedades de crepes, sopas, saladas e sobremesas deliciosas a preço acessível.








Na parte moderna, de taxi, ônibus, a pé ou alugando um carro, o que não achei necessário, pelo baixo custo do transporte e pelo fato de ser seguro o deslocamento.
O preço do taxi para o Centro Moderno, que é mais distante, custa aproximadamente 10 pesos.
No Centro Histórico ande a pé, pedale, ou explore de charrete, que é agradável, charmoso e romântico, mas vá quando o sol esfriar ou à noite, pois o sol é muito forte e faz muito calor.

Também se pode comprar lá variedade de artesanato local, na Boveda, abaixo, e o legítimo chapéu panamenho, por preço módico.




Cartagena é tão romântica que é comum encontrar mulheres vestidas de noivas fotografando em suas ruas, hotéis e pontos turísticos ou casando nas Igrejas e restaurantes.Passamos quatro dias e vimos cinco noivas, das quais, uma no Museu Naval, duas casando nos Hotéis, uma no restaurante sobre as muralhas e outra na rua, passeando de charrete.

Tomar um café no Juan Valdez Café de Bocagrande, que é mais elegante:

Saborear a limonada de côco:

A sobremesa de Lichia com sorvete de laranja do Crepes e Waffles:

E encerrar a visita a Cartagena com um romântico passeio de charrete, à noite, sob o luar, ouvindo o compasso das patas dos cavalos como música de fundo e apreciando a beleza colorida e iluminada das ruas e fachadas, sentindo a sensação de fazer parte do cenário bucólico dessa linda cidade histórica.
