Na semana passada mostrei como é possível ter um dia de mordomia.
Agora vou escrever sobre um final de semana legal numa praia paradisíaca.
Aqui no Nordeste do Brasil as opções são muitas para se curtir um final de semana maravilhoso, pois do norte ao sul o litoral é muito generoso.
Reconheço que, neste aspecto, é um privilégio ser nordestina e eu gosto de aproveitar as oportunidades da vida…
Pois bem. Final de semana com feriado no sábado (Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Pernambuco) e o aniversário da minha irmã para comemorar. E mais uma vez escolhemos fazer isto em família e viajando.
Desta vez o local escolhido foi a Praia dos Carneiros, por ser linda, tranquila e relativamente perto.
Onde fica?
A Praia dos Carneiros fica a cerca de cem quilômetros de Recife, no Município de Tamandaré, depois de Porto de Galinhas e antes de Serinhaém.
Infelizmente a cidade de Tamandaré, que é banhada por belas praias, não tem muitos atrativos, mas o litoral privilegiado compensa o que lhe falta. Carneiros é uma de suas lindas praias.

A Praia
Citada entre as mais belas praias brasileiras, Carneiros não é tão conhecida como Porto de Galinhas e talvez por isto preserva ainda a mesma paisagem maravilhosa que tinha no começo do século.
A praia tem um cenário emoldurado por um coqueiral de 5 km de manguezais, recifes de corais e piscinas naturais.


A praia tranquila de águas mornas e transparentes, convida ao descanso e mergulho nas piscinas que se formam entre os desníveis da areia branca.
Uma praia onde se pode meditar ou caminhar ouvindo apenas o som dos próprios passos na água.
À beira mar ainda tem uma igreja centenária, Igreja de São Benedito, ou simplesmente Igrejinha dos Carneiros, padroeira da praia.
Construída em 1910, é uma igreja simples, pintada de branco e verde, contornada por coqueiros, areia e mar. Um delicado cartão postal.
Um local também para se agradecer o privilégio de estar ali e pedir o merecimento de voltar…


O que fazer
Caminhar na praia, apreciando a bela paisagem, esquecendo os problemas e ouvindo o som do vento nas folhas dos coqueirais; curtir o sol e se bronzear ou descansar nas areias brancas e macias; andar de charrete lentamente de uma ponta a outra da praia; andar de caiaque, entre muitas outras atrações de praia.







Bares e restaurantes excelentes como o Bora Bora e o Beijupirá oferecem ambientes muito agradáveis, com infraestrutura para desfrutar o dia, se refrescar com uma bebida gelada e degustar o melhor da gastronomia pernambucana.



São ótimos restaurantes à beira mar para se deleitar com diversos pratos, frutos do mar ou uma cervejinha bem gelada.
Os restaurantes contam com banheiros e chuveiros.
Para quem gosta de se aventurar, o passeio de barco, lancha ou catamarã, leva aos bancos de areias onde o tempo é esquecido no mergulho raso nas mornas águas, de onde não se quer mais sair.







O catamarã adentra o rio Ariquindá e leva ao mangue revelando sua natureza misteriosa e selvagem.


Leva também ao banho de argila que dizem curar os males, embelezar a pele e os cabelos.
Se cumpre o que promete eu não sei, mas faz um bem danado ao corpo e à mente, porque depois de se lambuzar na fina goma e se banhar na morna água, a pele fica realmente mais macia e a alma fica inevitavelmente bem mais leve.
De Carneiros também saem passeios de barcos ou lancha para a Ilha de Santo Aleixo, pouco conhecida e de rara beleza.
Onde ficar
Ficamos na Pousada dos Carneiros (http://pousadapraiadoscarneiros.com.br/), à beira mar, porque conseguimos uma promoção legal, indicada pelas meninas sempre atenciosas da VOLOTUR, (volotur.com.br , fone 34411970), o que propiciou agregar mais familiares e um casal de amigos.
A Pousada dos Carneiros é muito boa, tem bom atendimento, bons quartos, uma área linda, com vários ambientes agradáveis e piscinas deliciosas, além de uma estrutura gostosa à beira mar que permite curtir a praia durante o dia e aproveitar a noite, tomando um vinho ou simplesmente curtindo a lua romanticamente.
A pousada oferece no pacote o passeio de catamarã e ainda permite o acesso só para o day use, apenas pagando o estacionamento e/ou o acesso às piscinas e o consumo no bar e restaurante, o que é uma excelente opção.









A Praia dos Carneiros conta também com outras pousadas e hotéis, além de casas e condomínios que oferecem hospedagem que podem ser reservadas pelo aplicativo Airbnb.



Como ir
De carro, saindo de Recife, segue pela BR 101 e depois de Porto de Galinhas, entra na via que vai para Tamandaré.
O acesso à praia dos Carneiros não é fácil, é por isso que a praia é uma das mais preservadas do Brasil, mas o waze mostra o roteiro mais fácil e leva ao destino, sem problemas.
Dependendo da maré é possível a ancoragem de embarcações pequenas, na maré baixa, e medias na maré alta.
Toque pessoal
Carneiros não tem o glamour e o agito de Porto de Galinhas, mas é uma alternativa para quem quer um lugar tranquilo para curtir a natureza com simplicidade e beleza.
