Estivemos em Bogotá algumas vezes, mas sempre de passagem.
Na primeira vez, em 2009, nosso destino era San Andrés (que será objeto de postagem em breve) e não tínhamos noção de como era Bogotá. Portanto, sequer pensamos em ficar na cidade, e planejamos apenas conhece-la brevemente, porque esperávamos pouco de Bogotá.

Mas Bogotá nos surpreendeu. Não esperávamos encontrar a cidade que encontramos.

A recepção hostil no aeroporto

Pois bem. Logo ao chegarmos, levamos um susto, porque a recepção no aeroporto foi inibidora. Isto porque a revista na chegada foi feita por homens do exército e de forma nada hospitaleira. Aparentemente eles partiam do princípio que todos eram suspeitos de portar drogas. Homens fortemente armados e cães circulavam por toda parte, farejando bagagens e pessoas, perguntando o que trazíamos e quanto tínhamos em dinheiro, independente de quem quer que seja. Foi tenso, mas não fomos maltratados.

A sensação equivocada com a segurança na cidade

A primeira impressão da cidade também foi inquietante, porque o exército estava por toda parte e em cada esquina havia homens munidos de armas pesadas. Parecia que a qualquer momento iria eclodir um manifesto ou violência.

image

Mas esta impressão depois foi substituida por uma sensação de segurança, porque vimos que era extamentente essa atitude severa que garantia a ordem pública e foi esse rigor que resgatou a paz da cidade.

O Hotel, primeira boa surpresa

Ficamos hospedados no Hotel Crowne Plaza Tequendana, situado na Carrera 10 No 26-21,  (http://www.tequendamahotel.com/) por indicação da Agência que fez as nossas reservas e não esperávamos um Hotel tão bom.

Estilo clássico, serviço de cinco estrelas, totalmente reformado, muito bem localizado, situado em pleno centro histórico, perto de restaurantes e comércio, há poucos minutos do aeroporto, quarto amplo bem decorado e confortável.

image (1)

 

image (2)

O Hotel também tem localização privilegiada, por ficar numa área onde se pode deslocar facilmente para conhecer a cidade e as ruas no entorno, sem risco, porque em todos os locais há policiamento.

A cidade, segunda agradável surpresa

A cidade é grande, bem cuidada, com construções modernas e antigas em estilo espanhol muito bem preservadas. O centro tem ruas lindas e agradáveis, onde se pode caminhar, comer e fotograr com prazer e em segurança.

image (4)

 

image (5)

 

image (6)

As principais ruas são numeradas e as avenidas são largas.

image (7)

O custo do taxi é barato e comer também não é caro.

O Centro Histórico

Também conhecido como La Candelária, é belíssimo, bem cuidado e prazeroso de se caminhar, lembrando grandes cidades européias, como Madri e Milão.

É até romântico caminhar sem pressa pelas ruas limpas e cheias de história da aristocracia crioula espanhola.

As ruas são estreitas e charmosas e dá gosto apreciar os detalhes da arquitetura, admirar os balcões e portas, deslizar pela Plaza Bolivar, por entre os pombos em alvoroço.

image (8)
Plaza Bolívar

image (9)

 

image (10)

 

image (11)

 

image (12)
Capitólio Nacional da Colômbia (Congresso Nacional da Nação)
image (13)
Primeira Catedral de Bogotá, onde estão os restos do seu fundador, Gonzalo Jimenez de Quesada

image (14)

 

image (15)
Casa de Nariño ou Palácio de Nariño, Sede do Governo e residência oficial do presidente

image (16)

Igreja Nossa Senhora do Carmo

image (17)

Abriga dois grandes museus imperdíveis, o Museu do Ouro e o Museu Botero, mas só tivemos tempo de visitar o do Ouro, um dos principais museus do mundo relacionados a ouro e possui um dos maiores acervos do gênero.

image (18)

 

image (19)

Tem ainda a Plaza de Mercado de Paloquemao, onde as cores da Colômbia se destacam e revelam a beleza do artezanato local.

image (20)

Monserrate

Monserrate é uma montanha que pode ser vista de toda parte da cidade.

 A subida pode ser feita de teleférico, funicular ou a pé e é fundamental, porque de lá se tem uma vista belíssima da cidade.

 

image (21)

 

image (22)

 

image (23)

 

image (24)

 

image (25)

 

image (26)

 

image (27)

 

image (28)

 

image (29)

 

image (30)

A Zona Rosa

Na Zona Rosa, local onde ficam lojas sofisticadas, hotéis caros e vida noturna badalada, tem um Centro Comercial com três shoppings juntos, em quadras diferentes, nas quais as pessoas passeiam tranquilamente, compram e se divertem em segurança, porque também no interior dos shoppings há policiais armados.

São o Shopping El Retiro, Centro Comercial Andino e Atlantis Plaza, de alto nível, com variadade comercial, cultural e gastronômica. São frequentados por turistas e pessoas mais abastadas e tem lojas de grifes, cafés, boates e restaurantes.

 

image (31)

 

image (32)

 

image (33)

 

image (34)

 

image (35)

É no Shopping El Retiro que fica um dos mais famosos e badalados restaurantes da cidade, o Andrés Carne de Rez (http://www.andrescarnederes.com/), muito bem frequentado por turistas e gente bonita. Oferece várias opções de ambientes, músicas e comidas, num prédio de vários andares, que vive sempre lotado.

Não tivemos o prazer de conhecer, pois havia fila de espera para entrar e nós teríamos que partir no dia seguinte muito cedo, mas ficamos com água na boca…

image (36)

Na Calle 9-82 também tem bares e restaurntes muito graciosos e o bairro todo é muito bem frequentado por quem quer curtir a noite de Bogotá.

Os endereços dos principais shoppings podem ser localizados no site http://www.bogota-dc.com/dir/shop.html

Toque Pessoal

Pena que tínhamos pouco tempo…

Deixamos de conhecer muitas coisas boas em Bogotá, como a Catedral de Sal, uma catedral construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, considerada a a primeira maravilha da Colômbia, porque o tempo não deu.

Depois dessa vez, ainda passamos apressadamente em Bogotá outras duas vez, quando fomos a Cartagena e quando voltamos a San Andrés, em fevereiro de 2014, mas novamente estávamos só de passagem e aproveitamos pouco a cidade, de forma que sempre saimos de lá com gostinho de quero mais, porque a cidade promete.

Por força das circunstâncias, fomos injustos com Bogotá. Lamentamos nossa falha e pretendemos reparar isto voltando em outra oportunidade para desfrutar com mais tempo de todas as maravilhas que a cidade tem a oferecer.

Deixe uma resposta