EXPLORANDO BUENOS AIRES

Para conhecer bem Buenos Aires, pegue o mapa da cidade no hotel e prepare-se para andar muito, pois a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando e descobrindo os pontos turísticos, as lojas e os restaurantes.
Ande até onde puder e depois pegue um taxi de volta. Também pode retornar de metrô, mas como a volta é sempre cansativa e com compras, o taxi é melhor. Se for em junho, leve capa de frio ou guarda chuva, pois nessa época chove muito. Também faz muito frio. Em outubro o tempo é fresquinho e sem chuvas. Fevereiro o tempo é de sol e a cidade muda completamente. As pessoas se vestem de forma mais leve.
 

 

TRANSPORTE 

Você pode pegar Táxi do Aeroporto para o Hotel sem problemas porque é muito barato e confiável, mas como em todo o mundo, sempre existem alguns espertinhos que tentam fazer um caminho mais longo.
Do Aeroporto para o hotel no centro(Rua Corientes) custa cerca  de 160 pesos(aumentou bastante pois em jun/10 os preços oscilavam de 70 a 90 pesos), mas saindo do aeroporto eles cobram mais do que no retorno. O aluguel do taxi nas tendas ou lojas do Aeroporto é mais caro, fora fica bem mais barato.
Tudo é muito perto do centro, portanto se a corrida estiver demorando muito para chegar ao destino, desconfie. Mas é tão barato que vale a pena arriscar.
Mesmo que não conheça o percurso, não demonstre, pois eles podem se aproveitar disso e tentar explorar.

Para conhecer melhor alguns pontos turísticos de forma econômica, uma boa opção é pegar o ônibus de turismo que circula por toda a cidade. Você pode descer em cada ponto, conhecer, fotografar, curtir e depois pegar outro ônibus com o mesmo ticket.

 

Imagem 050 - Cópia - Cópia

MOEDA/CÂMBIO
 

 

A moeda é o peso argentino. Em outubro/10 o câmbio era de aproximadamente dois e vinte pesos para cada real, mas varia de onde está sendo feito. Se não tiver pesos, sugiro que troque o mínimo possível no aeroporto para pagar o taxi, depois troque no Banco ou nas casas de câmbio. 
Pesquise, pois o câmbio varia muito. Troque apenas o bastante para as pequenas compras e despesas, pois todos aceitam cartão de crédito. 
Na Rua Corientes, na Rua Florida ou nas proximidades existem Bancos e Casas de Câmbio, onde se pode trocar com segurança.
Analise se é melhor comprar no cartão de crédito ou pagar em espécie, porque a conversão no cartão é pelo cambio oficial, mas tem IOF e talvez não compense. Os táxis e as lojas recebem em dólares, se o valor não for pequeno. É possível pagar em dólar e receber troco em peso, o que pode ser uma opção se a cotação for melhor do que na casa de câmbio,
 

 

 

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER:

El Caminito: Lindo e colorido. Vá com tempo para passear pelas ruas, tendas e curtir os bares, mas não saia de lá à noite, pois é perigoso. Trata-se de um bairro de pessoas humildes.
Feira de San Telmo: Só funciona aos domingos depois das 14:00h. Linda e alegre, cheia de atrações e músicas diversas. Não precisa comprar nada, vale o prazer de caminhar lentamente pelas ruas olhando curiosamente as coisas e curtindo as pessoas e o clima alegre do ambiente.
La Boca: Não deixe de conhecer o Estádio do Boca Juniors e, se possível veja uma partida de futebol.
Palermo, Soho: Bom para curtir à noite na Plaza Serrano. No verão é muito mais agitado.
Recoleta: Bairro sofisticado. Conheça os bares e restaurantes, caminhe pelas ruas e vá ao Shopping Burich.
Obelisco, Av. Corrientes, Casa Rosada e Plaza de Mayo: Vale caminhar toda a Corrientes e conhecer o Obelisco. A Plaza de Mayo e Casa Rosada, residência oficial da Presidente.
Puerto Madero: O Passeio à tarde e à noite se não estiver muito frio é muito romântico. Tem uma grande variedade de Restaurantes. Conheça a Fragata Escola Pte Sarmiento e atravesse a Puente de la Mujer. Do outro lado há um bairro muito elegante, onde tem a parte moderna da cidade, que também vale conhecer, mesmo que seja passando de taxi.
MONTEVIDEO, travessia de barco, com almoço, sem bebidas,  com city tour e traslado: Compra ingresso na Buquebus, em Puerto Madero ou na Mawa, tenda na Galeria Pacífrico. Não conheci, mas todos dizem que é muito bom.
COLONIA, travessia de barco, com almoço e city tour e traslado: Compra de  ingresso na Buquebus, em Puerto Madero ou na Mawa, tenda na Galeria Pacífico. Não conheci, mas deve ser bom. Dizem que é lindo, mas não fomos.
Imagem 093 - Cópia - Cópia
Imagem 099 - Cópia - Cópia
Imagem 112 - Cópia - Cópia
Imagem 033 - Cópia - Cópia
Imagem 083 - Cópia - Cópia
RESTAURANTES:
Las Lilás: Prato individual. Caro mas muito bom. Ambiente e sabor muito bom.
Siga La Vaca, Puerto Madero: Sistema de rodízio. Preço mais barato durante a semana. Bom para quem prioriza a quantidade e o preço, mas vale a pena conhecer porque a comida é realmente farta. O preço inclui rodízio de carnes, bebidas, mesa de frios e sobremesa. Voltei lá em outubro/11 e achei que aumentaram o preço(custava 85 pesos por pessoa com tudo incluído), mas melhoraram bastante a qualidade. Gostei.
MALEVA, Palermo, Plaza Serrano, 1598: Ambiente muito agradável para curtir, conversar e bebericar. Preço bom.
Café Tortonihttp://www.cafetortoni.com.ar  muito bom, ambiente aconhechegante e comida boa. Tem fila de espera. Tem um Show de tango tradicional que custa 120 pesos por pessoa e dura uma hora. 
Recomendo fazer logo a reserva para o Show e tomar um café enquanto espera. Muito bom. 
 

Imagem 110 - Cópia - Cópia

SHOWS
 

 

SEÑOR TANGO:  O ingresso pode ser comprado na  Tenda Mawa Travel, que fica na Galeria Pacífico, Calle Florida, que cobra cerca de 130,00 pesos por pessoa. Há quem prefira com o jantar, mas fica muito mais caro e a comida não é muito boa. Melhor jantar fora e ir depois só para o show.
Tango Portenho: Fica mais perto, do que o Sr. Tango e um pouco mais barato. Ambos são maravilhosos, mas achei o Sr. Tango melhor.
Show de tango do Café Tortoni: Como dito acima, custa 120 pesos por pessoa(em out/11) e como é apresentado no sub solo do Restaurante, ambiente pequeno e aconchegante, tem espaço limitado, por isso é necessário fazer reserva.
O show é mais tradicional, mas vale à pena assistir. É diferente do Señor. Eu prefiro o Señor Tango, por ser muito mais bonito e produzido, mas alguns o classificam como espetáculo para turista. Ambos são muitos bons.
Show Carnaval dos Artistas: Fica numa casa de Shows na Corientes, depois do Hotel Íbis. Muito bom
Há outras casas de Tango, como El Viejo Almacen, La Ventana e Gala Tango, mas são mais tradicionais e são muito mais caras.
 

 

Imagem 137 - Cópia

 

 

 

Imagem 163 - Cópia

 

 

 

Imagem 165 - Cópia

COMPRAS: 

 

Calle Florida: Preços moderados. Mais variedade de lojas. Rua maravilhosa para comprar e passear. Dessa vez, em outubro/11, achei que tem muitos vendedores na rua, o que prejudica um pouco o prazer de caminhar, além de enfeiar.
Calle Córdoba e Calle Lavalle: Na Córdoba tem vários outlets na altura do nº 4.500. Na Lavalle a rua é  mais tranqüila, mas com variedade de lojas. Av. Santa Fé, na altura do nº 2000: Lojas mais populares e com melhores preços.
Shopping Abasto: Preços módicos
Galeria Pacífico, na Calle Florida esquina com a Córdoba. Preços Altos. Super agradável para comprar e passear ou simplesmente tomar um café
Shopping Pátio Burich: Caríssimo. Vale conhecer
FALABELA, na Calle Florida. Loja de Departamento. Preços melhores. Vários andares com muita variedade de produtos e preços. Lá é possível comprar ternos de boas marcas por excelentes preços.
LOJA BLAQUÈ, na Calle Florida e na Santa Fé: Loja feminina de lindos sapatos e bolsas. Os produtos dessa loja são de ótima qualidade e muito bom gosto. Preços maiores do que os das outras lojas da Calle Florida.
MUSIMUNDO, Calle Florida. Os Preços de DVDs e CDs são muito melhores do que no Brasil.
 

Imagem 083 - Cópia - Cópia

 

 

 

Imagem 180

 

 

 

Imagem 039 - Cópia - Cópia

Os preços de produtos de couro, bolsas, sapatos, casacos etc. são muito bons em Buenos Aires, mas me frustrei com os sapatos, pois, para mim, perdem em conforto e durabilidade.

Voltei em outubro/11 e achei os preços da maioria das coisas iguais aos nossos, diferente da última vez. Não acho que vale mais à pena ir lá só para compras, é melhor só curtir a cidade.
 

Nas compras não esqueça de pedir a nota e perguntar se na loja tem Tax free, pois você pode receber a devolução do imposto pago nas compras, cerca de 10% de devolução sobre o que pagou. Isso só é possível nas grandes lojas (como a Blaquê, Falabela) e para compras a partir de um certo valor.
A devolução é feita no aeroporto, antes de fazer o check inn. Às vezes é preciso apresentar as  compras cujo imposto está sendo devolvido na Aduana, portanto, deixe-as fácil na mala e só despache as malas após receber a devolução.
O processo é fácil: Guarde as notas e os documentos fornecidos pelas lojas e na volta, no aeroporto, antes de despachar as malas, carimbe os documentos fornecidos pelas lojas no térreo e depois troque pelo valor em espécie no primeiro andar.
 Imagem 191
Imagem 175
Imagem 112 - Cópia - Cópia
Imagem 129 - Cópia
Imagem 061 - Cópia - Cópia
Imagem 057 - Cópia - Cópia
Imagem 099 - Cópia - Cópia
Imagem 171

Deixe um comentário